A escolha de um novo jogo de panelas depende, em especial, da rotina de uso para as peças na sua casa. O Shoptime tem algumas dicas para você escolher as panelas com o material mais prático e apropriado.

A maior parte dos jogos de panelas costuma trazer uma frigideira pequena, uma panela funda, uma panela pequena para molho e uma ou duas caçarolas, além das tampas. Há opções mais completas, mas você também pode adquirir peças avulsas, de acordo com o seu uso.

Por exemplo, quem faz omeletes e tapiocas com frequência pode apostar em uma frigideira grande; quem costuma fazer frango e carne grelhada pode investir em uma frigideira grill; para feijão, carnes ensopadas e outros alimentos de cozimento lento, é essencial ter uma panela de pressão.

Para quem mora sozinho e casais sem filhos, dificilmente vai fazer sentido comprar panelas grandes. Já para famílias maiores e que tenham hábito de cozinhar bastante, é questão de economia e eficiência entender não apenas os tamanhos, mas também os materiais das panelas.

Materiais

É possível encontrar jogos de panelas produzidos em mais de dez diferentes materiais, como alumínio, ferro, aço inox, cobre, vidro, cerâmica, pedra sabão, barro, porcelana, silicone e até titânio. Cada material tem características específicas quanto ao tempo de aquecimento, retenção do calor, facilidade de limpeza, manutenção, uso em fogões convencionais, fornos ou cooktops por indução. Veja alguns tipos de materiais mais comuns.

– Aço inoxpanelas de aço inox que não oxidam e distribuem bem o calor são indicadas para cozimentos longos. Por outro lado, não são indicadas para frituras em óleo, porque esquentam muito rápido. Em alguns casos, a composição pode conter níquel, o que não é indicado para quem é alérgico. Panelas de aço inox são apropriadas para uso em cooktops por indução, assim como as panelas com fundo triplo.

– Material antiaderentepanelas antiaderentes são mais comuns no mercado e com baixo custo, normalmente produzidas em alumínio com uma camada antiaderente, feita de Teflon (politetrafluoretileno, uma mistura de flúor e carbono). São práticas, pois não deixam os alimentos grudarem, facilitando a limpeza. Frigideiras antiaderentes são indicadas para preparos sem óleo, como grelhar carnes, saltear legumes e fazer aquele omelete delicioso. Por outro lado, panelas com Teflon não são indicadas para cozimentos longos.

É preciso cuidado na manutenção, pois a camada antiaderente risca com facilidade e pode começar a soltar resíduos na comida. Se suas panelas com revestimento antiaderente estiverem riscadas, é hora de descartá-las.

– Cerâmica: jogos de panelas de cerâmica têm alta durabilidade, conservam bem o calor, são práticas e fáceis de limpar. São ideais para cozimentos lentos, pois demoram um pouco mais para esquentar, mas também retém muito bem a temperatura.

Existem panelas 100% de cerâmica e com revestimento cerâmico. As primeiras são atóxicas, resistentes a riscos, calor intenso e choques térmicos e ainda antiaderentes, em razão da porosidade nula. As que têm revestimento cerâmico costumam ser mais baratas e funcionam tão bem, ou melhor, do que as revestidas com Teflon; elas aquecem mais rápido do que as 100% cerâmicas, mas mantém menos calor; por fim, o revestimento não tolera esponjas ásperas.

– Cobre: esse material tem excelente condução de calor, de forma rápida e uniforme. Panelas de cobre costumam ser pesadas e mais difíceis de trabalhar, mas, bem conservadas, podem durar por muito tempo. Deve-se evitar preparos com alimentos ácidos, como vinagre, limão e tomate, que facilitam a transferência do cobre para a comida.

– Barro: são panelas indicadas para quem prepara caldos, ensopados, moqueca, frutos do mar e um delicioso bobó de camarão. Como as peças 100% cerâmica, panelas de barro demoram mais para esquentar, mas mantém os preparos quentes por muito mais tempo. Inclusive, podem ir ao forno, na chama e até fogão a lenha.

– Ferropanelas de ferro costumam durar por anos e também trazer benefícios para a saúde, com a liberação de fragmentos do ferro durante o cozimento, ajudando, especialmente, quem tem anemia. São ótimas condutoras de calor e muito resistentes. Porém, exigem cuidado na limpeza e ao guardar, para que não enferrujem. Panelas e frigideiras de ferro fundido podem ser usadas em cooktops por indução.

– Vidro: são panelas seguras para a saúde e fáceis de limpar, em razão da porosidade nula. Por outro lado, panelas de vidro são muito frágeis e exigem cuidado ao manusear e para não provocar choques térmicos.

Ao escolher seu novo jogo de panelas, não pense apenas no valor. Leve em consideração o custo-benefício, o material e seu desempenho, a durabilidade e o design. Afinal, panelas bonitas podem e devem ser levadas diretamente à mesa.

E para garantir uma boa conservação das suas novas panelas, escolha os materiais corretos, como colheres, espátulas e esponjas que não risquem a superfície ou revestimento.

Com essas dicas, visite o Shoptime para escolher um jogo de panelas novinho.

Veja também as ofertas do Aniversário Shoptime. Todos os dias, produtos com preço de presente de aniversário e muitos cupons para você aproveitar para completar sua casa. Você pode comprar pelo site ou baixar o app Shoptime.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá!

Nos envie uma mensagem, em breve iremos responde-lo

× Como posso te ajudar?